sábado, 29 de agosto de 2015

Henrique: Estão no Nordeste 5 dos destinos turísticos mais desejados

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu que o Nordeste aproveite a Olimpíada para divulgar a região nacional e internacionalmente. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (28) durante a reunião das comissões de Turismo Integrado do Nordeste e da Câmara dos Deputados, em Maceió (AL). Durante o "tour da tocha", que acontece a partir de maio do próximo ano, o fogo olímpico passará por mais de 300 cidades e pernoitará em 82 delas, sendo 22 municípios do Nordeste, entre eles, Natal e Mossoró.

De acordo com Henrique Eduardo Alves, com a aproximação da Olimpíada, o Brasil precisa criar condições para o setor se qualificar e dar um grande salto de qualidade. “O turismo é a atividade econômica que mais rapidamente gera emprego e renda. Está presente em todos os cantos deste país. É hora de investir no setor e o Nordeste merece especial atenção”, afirmou. De acordo com pesquisas do Ministério do Turismo, dos 10 destinos mais visitados pelos brasileiros, quatro são do Nordeste. Entre os mais desejados, cinco estão na região.

Também entraram em pauta a aprovação de leis que beneficiam o setor, os impactos do HUB da TAM para a região, a isenção de vistos para turistas norte-americanos, a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, com regimes diferenciados de licenciamento, tributação e crédito e a ampliação da malha aérea regional e fluvial. O encontro contou com a participação dos secretários de Turismo e representantes dos estados integrantes da CTI Nordeste e lideranças do setor.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas e presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste), Jeanine Pires, ressaltou a relevância do centro de conexões da TAM para o desenvolvimento regional do Nordeste. Segundo ela, "a criação do HUB no Nordeste é um investimento que vai potencializar o fluxo turístico da região”.

Durante o evento, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente, frisou a importância da Lei de Incentivo ao Turismo. De acordo com o deputado, ela irá ajudar o setor a desenvolver todo o seu potencial no Brasil. “Temos totais condições de gerar ainda mais emprego, renda e inclusão social, mas para isso, o setor precisa ser visto como prioritário”.

Henrique Eduardo Alves visitou obras na orla de Maceió com investimentos do MTur, acompanhado do prefeito da cidade, Rui Palmeira. Os recursos fazem parte dos investimentos empenhados pelo ministério para obras de infraestrutura na região, que já somam R$ 2,3 bilhões desde 2003.

Ainda na capital alagoana, o ministro foi recebido, junto com os secretários estaduais de Turismo e deputados federais, pelo governador de Alagoas, Renan Filho, no Palácio dos Martírios, antiga sede do governo, onde hoje funciona um centro cultural. Já no Fórum Brasileiro de Turismo “Questões que afetam o desenvolvimento do Turismo em Alagoas e no Nordeste”, Henrique Alves foi homenageado pela sua atuação em defesa do turismo.
Fotos (Paulino Menezes) e texto encaminhados pela Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.