quinta-feira, 27 de agosto de 2015

É iminente um conflito entre indios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul

A advertência foi feita agora, da tribuna do Senado, pelo senador Waldemir Moka, do Mato Grosso do Sul.
Acrescentou que na região do Distrito Antônio João, cerca de mil índios ocuparam cinco propriedades, com aproximadamente 10 mil hectares.
Com aparte de apoio do senador Delcídio Amaral, Moka fez um apelo para que os ministros da Justiça, Eduardo Cardozo e o da Defesa, Jacques Wagner, adotem providências para evitar o confronto.
Produtores rurais estão interditando uma estrada que leva às 5 propriedades invadidas, para evitar que os indígenas ocupantes das propriedades, sejam abastecidos.
De acordo com o senador, a ocupação é apoiada e "patrocinada" pelo Conselho Indigenista Missionário, instituição ligada à CNBB.
O senador Moka acrescentou que proprietários de cidades próximas estão se organizando e se dirigindo à área em conflito para apoiar os colegas atacados.
O distrito de Antônio João já se encontra, totalmente, sob o controle dos indigenas. Toda população foi expulsa de suas casas.
A área é considerada terra indígena e, no momento, os proprietários estão sendo obrigados a abandonar suas terras sem indenização justa.
O senador fez um apelo ao CIMI para que atue para mediar o conflito e não para incentivá-lo.
Segundo o senador, para ajudar a resolver o problema, o Congresso precisa dar urgência à tramitação da PEC 71, que cria as condições legais para que o Governo Federal possa indenizar os produtores tanto com relação aos benefícios quando com relação à terra nua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.