quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sebrae: Natal sediará encontro internacional de negócios

Startups de todo o Nordeste vão ter a oportunidade de apresentar soluções tecnológicas e conquistar investimentos no Brasil e no exterior devido à rodada de negócios do setor, que será realizada durante o 18º Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE). Participam da iniciativa investidores âncoras nacionais e internacionais, que vão entrar em contato com startups da região. A proposta da rodada é abrir um canal de aproximação entre os idealizadores de projetos digitais e os interessados em se tornarem investidor-anjo de ideias inovadoras. O EINNE é organizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e será realizado no período de 30 de setembro a 2 de outubro, no hotel Holiday inn Arena, em Natal (RN). O encontro é considerado o maior evento de aproximação comercial internacional da região.

Durante a rodada, os empreendedores vão apresentar aos investidores um pitch, que é uma explanação, de até seis minutos, sobre o produto. Na apresentação, os ofertantes vão seguir alguns critérios, como atuação mercadológica do negócio, faturamento, prospecção de vendas ao longo de um ano, dentre outros. Para se inscrever, basta acessar a página do EINNE na internet, através do site http://www.rn.sebrae.com.br/einne/. É necessário que as startups estejam enquadradas nas modalidades aplicativo ou software. Até o momento, 29 startups dos nove estados nordestinos já se inscreveram. A expectativa é de que a quantidade de startup do Rio Grande do Norte inscritas no evento  dobre ou triplique nas próximas semanas.

De acordo com o coordenador do EINNE, David Góis, o evento permite que as ideias das startups sejam utilizadas por outras pessoas em vários locais do Brasil e do mundo, além de funcionar como uma grande rodada de negócios, que dá oportunidades para os empresários se relacionarem com o mercado externo. “Os empreendedores poderão mostrar o seu trabalho para empresas que possuem capacidade de investimento, além de receber todo o feedback especializado”, afirma David Góis. Em dezoito edições, esta é a primeira vez que o estado sedia o evento e é pioneiro em inserir na programação o segmento de startup.

Com antecedência, os empresários são incluídos no evento com orientações e capacitações antes de exportarem suas ferramentas de inovação tecnológica. Na última segunda-feira (10), os representantes das startups da região participaram de uma vídeoconferência, denominada de Capacitação em Inteligência de Mercado, ministrada pelo doutor em Administração de Empresas e consultor credenciado do Sebrae, Milton Souza. “O momento foi oportuno para apresentar dicas, que vai desde a apresentação do negócio, quando ele for apresentado aos investidores, até o momento da negociação, quando eles forem firmados. Nós iremos acompanhar durante doze meses todo o processo de negociação”, explica David Góis.

Além das empresas do segmento de startups, estão incluídas no EINNE as de alimentos e bebidas, saúde e beleza, casa e decoração, fruticultura e moda. Já marcaram presença cerca de 40 empresas compradoras de países, como o México, Peru, Holanda, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Hong Kong, Bulgária, Argentina, Portugal, África do Sul, Chile, Israel, França e Espanha. A estimativa é que 130 empresas participem, sendo 50 nacionais e 80 internacionais, movimentando durante o evento R$ 1 milhão e R$ 10 milhões em um ano. O evento é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte juntamente com o Sistema Fiern, conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem o patrocínio dos Correios e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.