terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Operação Sorriso volta a Mossoró com apoio da Prefeitura

Portal da Prefeitura

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde, assegurou todas as condições necessárias para que a Operação Sorriso voltasse mais um ano à cidade. A organização sem fins lucrativos é responsável por resgatar a autoestima de inúmeros mossoroenses e pessoas de cidades circunvizinhas que têm o lábio leporino ou fenda palatina. Desde o início da manhã desta segunda-feira (14) que acontece a triagem de pacientes no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (antigo PAM do Bom Jardim). Em um prévio balanço de atendimento, mais de 100 pessoas receberam a assistência ONG.
Ao longo das três últimas edições da Operação Sorriso, 168 pacientes com lábio leporino ou fenda palatina tiveram sua autoestima recuperada. A previsão é que esse número ultrapasse as 200 cirurgias com a perspectiva da realização de mais 50 na edição deste ano.
“Nós temos recebido, ao longo doa anos, todo o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde tanto do ponto de vista das instalações como do apoio para que toda essa movimentação aconteça de forma organizada para o bem da população. É um momento muito especial porque todas essas pessoas que vêm até nós, que conseguem ser operadas ou não, elas vão receber todas as orientações necessárias para seguir com seus tratamentos.”, explica o diretor executivo da Operação Sorriso, Charles Rosenburst, que assumiu a comando da Operação em julho do ano passado.
“Estamos fazendo as cirurgias em Mossoró, mas não atendemos pacientes somente de Mossoró. A Prefeitura de Mossoró está acolhendo pacientes que vêm de outras regiões que não têm essa possibilidade, então Mossoró está se transformando em um centro para este tipo de atendimento.”, finaliza Rosenburst.
Francisca, de Apodi, com a filha de cinco meses

A agricultora Francisca Antônio, 39 anos, da zona rural de Apodi, chegou cedinho no PAM do Bom Jardim com sua filha de de 5 meses, Safira Valentina, que precisa fazer a cirurgia do lábio leporino. Ela está bastante esperançosa com a possibilidade de conseguir a cirurgia da filha. “Desde que ela nasceu que eu quero fazer essa cirurgia. Eu tenho fé em Deus que vai ser realizada. Essa cirurgia vai mudar muito a vida dela porque quando ela crescer ela vai estar perfeita. Minha filha mal consegue comer hoje, tem ser praticamente coisa líquida. Se Deus quiser vamos conseguir.”, destacou a agricultora que está hospedada no Albergue de Mossoró (ALBEM) durante esta semana da Operação Sorriso.
Larissa, 27 anos, com o filho - procedentes de Pau dos Ferros

Larissa Sonara, 27 anos, é agricultora de Pau dos Ferros. Ela já conhece a Operação Sorriso porque seu filho, Nicholas Miguel, 2 anos, fez uma cirurgia do lábio leporino com 4 meses de vida no ano de 2017. Ela voltou a Mossoró para tentar fazer a cirurgia da fenda palatina. “No começo foi muito difícil porque você saber que tem um filho com esse problema. Depois da cirurgia deu tudo certo. Eu não achei que tinha gente que pudesse fazer isso pelos filhos da gente. Muitas vezes nossos filhos são desprezados, discriminados por conta de ter uma doença como essa, que na verdade não é doença é uma má formação que tem conserto. Lembro que era muito difícil alimentar meu filho, eu usava siringa, raramente ele se alimentava tão bem.”, destacou a agricultora.
A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, acompanhou a triagem das cirurgias e agradeceu ao diretor Rosenburst, em nome dos 70 voluntários de diversas nacionalidades da Operação Sorriso, pelo trabalho desempenhado na cidade. “A Prefeitura é parceira dessa operação porque assegura toda logística, exames laboratoriais, transporte e toda estrutura física do PAM do Bom Jardim, que está a disponível exclusivamente pra Operação Sorriso. A Secretaria de Saúde fica muito feliz por pode contribuir, porque não é só uma questão estética mas de inclusão social e melhoria da autoestima. Nós e a população mossoroense agradecemos a Operação Sorriso.”, afirma Saudade.
Vieram para Mossoró 70 voluntários da Operação Sorriso oriundos de países como o Brasil, Guatemala, Honduras, Marrocos, Estados Unidos, Suécia e Equador. Pelo site da Prefeitura de Mossoró se inscreveram 440, após seleção realizada pela Secretaria de Saúde 125 foram escolhidos para as atividades durante a triagem no PAM. A Marinha do Brasil também contribui com a missão realizada em Mossoró.
Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.