quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Só as derrotas ensinam. Por isso é que doem

Os garotos que o pastor Sandoval conseguiu reunir, em Parnamirim, para a prática do futebol no Visão Celeste, ainda devem estar curtindo a decepção e a frustração da derrota que o Corinthians lhes impôs na noite de ontem na Arena Barueri, pela Copa São Paulo de Futebol Junior. 
Mas, a verdade é que eles fizeram uma campanha brilhante, entrando na história como a primeira equipe do Rio Grande do Norte a chegar à fase de oitavas-de-final dessa importante competição do futebol brasileiro. E mais: este ano, o Visão Celeste chegou lá como única equipe do Nordeste.
Muita coisa. 
Coisa demais para uma equipe principiante e que fazia sua primeira participação na Copinha.
É só verificar o que fizeram ABC e América este ano - não passaram dos 3 jogos da primeira fase. Logo voltaram para casa.
O Visão Celeste, não.
Classificou-se em 1º lugar na fase de abertura. 
Em seguida, no mata-mata, no primeiro jogo "matou" a poderosa e tradicional equipe do Fortaleza e, no segundo, para chegar às oitavas, despachou o time do Primavera, do interior de São Paulo.
Claro: Os garotos não se continham de satisfação, entusiasmo, alegria e sonhos.
Não apenas eles, os dirigentes também, inclusive o treinador.
Temi por eles quando, antes da partida de ontem começar, entrevistado na ESPN, seu treinador, de forma humilde, mas com grande dose de ingenuidade, proclamou, de peito cheio:
- Nós não estamos aqui representando somente o Rio Grande do Norte. Nós estamos aqui representando todo o Nordeste. E se chegamos onde chegamos...
Era verdade tudo o que ele disse.
Mas, o fato de ter dito, significava apenas uma coisa: Demonstrava que as vitórias anteriores que o seu grupo havia conseguido construir - com aplicação, talento, determinação e fome de jogar - levaram para a cabeça de todos - jogadores e dirigentes - a deslumbrada e embriagadora sensação de vencedores imbatíveis.
E deu no que deu.
O Visão entrou em campo desconcentrado e terminou surpreendido por um time de profissionais experientes e que, pelo histórico do adversário, sabendo que precisava jogar - e muito - para poder ganhar.
O resto - todo mundo já sabe: o Corinthians construiu uma senhora goleada: 8x0.
Mas, repito, os garotos do Visão Celeste, o pastor Sandoval e todo o grupo, estão de parabéns pelo que  conseguiram realizar. A derrota, sem dúvida, decepcionante, faz parte.
O importante é que tenham aprendido a lição:
A sensação deslumbrada de capacidade, poder e sucesso é embriagadora e fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.