terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pesquisador alemão vem à UFRN participar de estudos sobre sua obra

O grupo de pesquisa Espaços, Poder e Práticas Sociais do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, entre os dias 21 e 25 de setembro, o I Seminário Jörn Rüsen: Teoria, Historiografia e Didática.
Este evento é dividido em quatro atividades principais: os minicursos, nos dias 21 e 22, de iniciação a obra de Rüsen; as conferências com Jörn Rüsen (Universidade de Witten), Estevão de Rezende Martins (UnB) e Astor Diehl (UPF) sobre a atualidade e relevância da obra de Rüsen; o espaço para apresentação de trabalhos de mestrandos e doutorandos que tenham como fundamentação teórica principal e/ou objeto de estudo a obra de Rüsen; e, as mesas-redondas, com especialistas na obra de Rüsen debatendo seu pensamento.
Os interessados em apresentar trabalhos e minicursos no evento devem se inscrever até o dia 31 de agosto e 18 de setembro, respectivamente. Os que irão participar como ouvintes, devem se inscrever até o dia 22 de setembro. As inscrições são pagas e os valores estão listados no site oficial do evento: http://seminariorusen.com.br/.

Jörn Rüsen
Jörn Rüsen é atualmente uma das maiores referências para estudiosos brasileiros do campo da Teoria da História, Historiografia e Didática da História. Sua obra é destaque nas recentes produções acadêmicas sobre a área e influência de tantas outras.
Jörn Rüsen nasceu em Duisburgo (Alemanha), em 1938. Estudou história, filosofia, literatura alemã e pedagogia na Universidade de Colônia, onde se doutorou em 1966, com um trabalho sobre o historiador e teórico da história oitocentista Johann Gustav Droysen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.