quarta-feira, 29 de julho de 2015

UFRN anuncia expo sobre realidade dos povos indígenas no RN - ontem e hoje

A Exposição “Étnicos: recuperando histórias” é uma realização do Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN), que apresentará aos visitantes os resultados das pesquisas realizadas nas comunidades indígenas do Rio Grande do Norte. O trabalho traz a assinatura da curadora Jussara Galhardo, lotada no MCC, onde coordena o Grupo Paraupaba de Estudos da Questão Indígena no Rio Grande do Norte.
Graças a uma parceria entre o Museu e o Núcleo de Arte e Cultura, ambos da UFRN, a exposição estará aberta à visitação no período de 11 de agosto a 3 de setembro de 2015, na Galeria Conviv’art, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Universitário.
A exposição será inaugurada no dia 11 de agosto. A programação de abertura começa às 10hs, quando será realizada uma vivência de aproximação entre o público presente e os representantes indígenas do Estado, seguida de uma apresentação do Toré, uma importante prática ritual indígena. Às 11 horas começa o circuito expositivo, com um coquetel de encerramento.
A realização desta exposição tem o apoio ainda de colaboradores, como: Editora IMEPH-CE; professor Deusimar Freire (Departamento de Oceanografia e Linmnologia -DOL/UFRN); das Unidades do IFRN dos municípios de Canguaretama e João Câmara, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC/RN) e da Fundação José Augusto.
A mostra propõe uma reflexão, a partir de um aporte etnográfico, e busca desmistificar os modelos estereotípicos produzidos pelo senso comum e que operam na construção simbólica e social dos indígenas. O trabalho perpassa por dois eixos: um ligado ao passado, o qual remete ao colecionismo, e outro relacionado à contemporaneidade, direcionando o olhar do visitante para um novo entendimento a respeito do indígena e dos diferentes aspectos de sua cultura, relativos ao cotidiano, estilo de vida e à sua construção histórica, em particular.
Texto distribuído pela AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.