terça-feira, 3 de novembro de 2015

Santificação dos mártires deverá ocorrer em 2017, anuncia Dom Jaime

A canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu poderá ocorrer em 2017 - revelou o arcebispo metropolitanao de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, em seu primeiro encontro com a imprensa local após retornar da viagem a Portugal e ao Vaticano.
A propósito a Pastoral de Comunicação divulgou pelas redes sociais a seguinte nota:
"O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, esteve na Europa, no período de 25 de outubro a primeiro de novembro. Na oportunidade, ele visitou o Santuário de Fátima, em Portugal; Roma, onde ficou hospedado na Casa Santa Marta, lugar em que reside o Papa Francisco; e, por último, esteve na Alemanha.
A primeira parada da viagem foi Fátima, em Portugal. “Fomos com a finalidade de ter um contato com Dom Antônio Marto, bispo de Leiria-Fátima. É a diocese que zela e promove, mundialmente, a devoção a Nossa Senhora de Fátima. Recebemos dele a autorização para construirmos aqui, no Parque das Dunas, zona norte de Natal, a réplica da capelinha das aparições de Nossa Senhora de Fátima”, explica Dom Jaime. Dom Antônio Marto também presenteou o Santuário, no Parque das Dunas, com uma imagem da Virgem de Fátima.
No dia 27, Dom Jaime seguiu para Roma, onde teve audiência com o cardeal Ângelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. O assunto em pauta foi a possível canonização dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu. 
“Desde agosto, vínhamos mantendo contato com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, que nos informou que o Papa pretende canonizar os Mártires mais antigos, não só os nossos, mas mártires de outras partes do mundo também. O Cardeal Amato nos mostrou um escrito do Papa pedindo que o processo de canonização fosse agilizado, o que é muito positivo para todos nós”, diz o Arcebispo. 
Ele adianta que, a partir de agora, a Arquidiocese vai intensificar as providências solicitadas pelo Cardeal Ângela Amato. Segundo Dom Jaime, o Cardeal sinalizou que há possibilidade de o Papa Francisco canonizar os Mártires Potiguares, em 2017, quando da vinda dele ao Brasil, por ocasião dos 300 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Ainda em Roma, Dom Jaime teve a oportunidade de participar da audiência dos bispos com o Papa.
A última parada da viagem à Europa foi à Alemanha, para visitar a Kirshe in Not e a Adveniat, instituições da Igreja, que, há mais de 50 anos, têm colaborado com a Arquidiocese de Natal, com projetos sociais. 
“Conversamos sobre projetos nossos enviados para essas duas instituições, inclusive para a Rádio Rural de Natal, que está na fase de transição de AM para FM”, diz.
Na viagem à Europa, Dom Jaime esteve acompanhado dos Padres Valdir Cândido de Morais, pároco da Catedral; João Maria do Nascimento, pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas; e Carlos Sávio Ribeiro, diretor da Rádio Rural de Natal; do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e esposa, Andréia Ramalho, e de Maria de Fátima Lapenda e Francisco Correia do Santos, ambos da comitiva da Prefeitura".
(Foto: Cacilda Medeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.