sexta-feira, 19 de junho de 2015

"Privar os pobres do acesso à água significa «negar-lhes o direito à vida", diz o Papa

Aqui estão alguns tópicos da encíclica ecológica do papa Francisco, "Louvado Seja", somente nesta sexta-feira, 19/06, liberada pelo Vaticano:

ABERTURA
«LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor», cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: «Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras».

ÁGUA
«O acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos». Privar os pobres do acesso à água significa «negar-lhes o direito à vida radicado na sua dignidade inalienável».

MUDANÇAS CLIMÁTICAS
«As mudanças climáticas são um problema global com graves implicações ambientais, sociais, econômicas, distributivas e políticas, e constituem um dos principais desafios atuais para a humanidade»

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA
«Uma ecologia integral é feita também de simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo».

CLIQUE AQUI e acesse, em português, o texto integral da encíclica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.