segunda-feira, 25 de março de 2019

Situação do transporte público em Natal tende a piorar

Contando nos dedos, tá fazendo uns 15 dias, que o sindicato das empresas de ônibus de Natal está publicando uma nota de página inteira, no jornal Tribuna do Norte, dizendo que se o Poder Público quiser, a passagem de ônibus em Natal pode baixar para 50 centavos.
Os empresários estão apavorados com o aumento dos seus custos e com a diminuição do número de passageiros a cada novo aumento de tarifa que conseguem.
Com isso, a tendência é a qualidade do serviço piorar.
Agora, estão querendo aumentar o preço das passagens para 4 reais, mas sabem que esse aumento nem vai ser dado, nem vai resolver, porque mais gente vai ficar sem poder pagar e a tendência é o número de passageiros diminuir mais ainda.
Dizendo isso a um amigo, como digo agora a vocês, ele me perguntou:
Você tá me querendo deixar doido?
Como eles querem aumentar a passagem pra 4 reais e dizem que o preço poderia ser 50 centavos?
O que eles dizem é o seguinte - Se não fossem os impostos, impostos que pagam nas três esferas de poder - federal, estadual e municipal - a passagem custaria 2,30.
E, se além disso, se além de não pagarem impostos pelas passagens, os ônibus recebessem o que o Governo dá ao trem urbano e ao VLT, aí sim, a tarifa custaria 50 centavos.
O que me surpreende é que a proposta deles está aí, há bons 15 dias, e eu não vejo nenhuma parte interessada se manifestar a respeito dela.
O resultado é que o nosso serviço de transporte coletivo vai se tornando pior, cada vez mais velho e inseguro, prejudicando exatamente as pessoas que mais precisam.
Tá na hora dessas pessoas se manifestaram e exigirem dos seus representantes um debate sério e aprofundado sobre essa importante questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.