segunda-feira, 6 de julho de 2015

Editor de economia da BBC vê a Europa numa encruzilhada

"Se correr o bicho pega... se ficar o bicho come"

O texto publicado no site da BBC Brasil usa exatamente essa expressão. Como muitos outros países vivem sob a ameaça de enfrentar a necessidade de um "ajuste fiscal" para evitar a falência total, vale a pena ler a análise do editor de economia da BBC News, Roberto Preston.
O eleitorado grego disse "não" às exigências dos seus credores. Tudo bem. Um gesto de coragem. Mas, o problema é que a Grécia está sem caixa. E aí?
É como se um de nós estivesse devendo a um agiota.
O cara vem pra cima, ameaçando matar pra acabar de roubar, e o pobre do infeliz devedor, sem ter no bolso o dinheiro do café de amanhã, ou seja, precisando de outro empréstimo pra poder comer no dia seguinte, dá uma de machão e grita: "Não vou mais te pagar. Te vira".
Quer dizer: Mais cedo ou mais tarde, a Grécia vai ter de se tocar e, precisando da grana, vai ter que pedir desculpa ao agiota para poder receber novos empréstimos. E os outros países - que são os agiotas - terão que engolir o sapo e voltar a emprestar mesmo.
Eis aí um resumo do que o comentarista quis dizer com essa expressão tão em voga no Brasil: "Se correr, o bicho pega... se ficar, o bicho come".

CLIQUE AQUI para ler o comentário do jornalista inglês. Está traduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.