sexta-feira, 24 de julho de 2015

Justiça estimula prática da conciliação social inclusive em matéria ambiental

Com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do CNJ e do STF, foi inaugurado hoje, em Cuiabá-MT, o 1º Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania em material ambiental, implementado pelo Tribunal de Justiça do Estado.
Segundo reportagem no portal do STF, a redução da litigiosidade é uma das metas prioritárias da atual gestão do CNJ para solucionar o estoque de mais de 90 milhões de processos em tramitação, com incentivo a métodos consensuais a partir das propostas da Resolução 125/2010, do Conselho, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.
Lewandowski levantou a bandeira da "pacificação social" afirmando:
"Precisamos devolver para a sociedade a solução de seus próprios conflitos, abrindo caminho para a pacificação social. A solução consensual é desejada em um país democrático como o nosso e tenho certeza de que, assim, estamos contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, fraterno e solidário", disse o ministro, enaltecendo as iniciativas das autoridades locais, voltadas para os direitos fundamentais ligados ao meio ambiente. 
"Somos um planeta com recursos limitados, onde o destino de um depende do destino de todos. O planeta Terra é nossa casa comum e, cuidando dela, estamos contribuindo para o direito à vida", concluiu.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no portal do STF, de onde foi reproduzida a foto abaixo.
Lewandowski com autoridades do TJ-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.