quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ministro do Turismo abre congresso sobre alimentação fora de casa

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou da abertura do 27º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, em Brasília. 
O evento, considerado o mais importante do país sobre alimentação fora do lar, contou também com a presença do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, e da ministra da Agricultura, Kátia Abreu. 
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, deu destaque para o segmento. 
“O país subestima a importância econômica e social do turismo, apesar de o setor ser responsável por mais de 3 milhões de empregos. Só o segmento de bares e restaurantes responde por 50% desse total”, afirmou Solmucci. 
Em seu discurso de abertura, Henrique Eduardo Alves relembrou pesquisa realizada após a Copa do Mundo com turistas nacionais e internacionais. 
De acordo com o ministro, a gastronomia foi um dos atrativos que mais contribuiu para tornar satisfatória a experiência do mundial de futebol. 
“Dos visitantes internacionais, 93% gostaram do que comeram e do atendimento que receberam nos bares e restaurantes do país. O grau de aprovação dos brasileiros foi semelhante – 90%. Ou seja, o setor contribui não só com a geração de empregos e renda, mas também com o bem-estar dos turistas”, destacou Alves.
Henrique Eduardo Alves reforçou a importância da qualificação dos profissionais. Para a Olimpíada, a previsão do ministério é capacitar cerca de 10 mil profissionais, incluindo o segmento de bares e restaurantes. 
“Tenho marcada para os próximos dias uma conversa com o ministro Levy para tratar do reforço orçamentário ao Ministério do Turismo e um dos itens a serem contemplados é a qualificação. Cabe aos governos ajudar a iniciativa privada na educação desses empregados. Não vamos nos furtar a esse desafio”, concluiu. 
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa falou das mudanças que estão tramitando no Congresso Nacional para proteger os pequenos empreendedores. Atualmente, as micro e pequenas empresas respondem por 07% dos empregos gerados no turismo.
A ministra Kátia Abreu destacou o desafio do Brasil em se tornar uma potência gastronômica. “O país é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo. Precisamos agora transformar nossos alimentos em serviços e o setor de bares e restaurantes é fundamental para ajudar nessa virada”.

Chamada pública 
O Ministério do Turismo lançou uma chamada pública que destina três milhões de reais para estados e municípios estimularem o fluxo turístico por meio da gastronomia. Os interessados têm até o próximo dia 18 para apresentarem as propostas.
Foto (Paulino Menezes) e texto encaminhados pela Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.