quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Academia Brasileira de Letras terá representação no Festival de Natal

A Academia Brasileira de Letras estará formalmente representada na edição deste ano do Festival Literário de Natal. O prefeito Carlos Eduardo esteve na tarde desta quinta (10) na sede da ABL, no Rio de Janeiro, junto com o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, o jornalista e acadêmico Vicente Serejo, e o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, para fazer o convite para a formação de uma mesa em homenagem aos 80 anos da ANL.
Durante a visita, o prefeito de Natal e sua comitiva se encontraram com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"É muito importante para nós termos durante o Flin uma mesa com a chancela da Academia Brasileira de Letras porque significa o reconhecimento da importância que o festival de Natal alcançou no cenário nacional", avalia o prefeito Carlos Eduardo.
Desde 2006, a Prefeitura criou o Encontro de Escritores de Natal,  que depois se transformou no Festival Literário de Natal (Flin) e ganhou uma programação mais diversificada.
O presidente da Academia Norte-riograndense, Diogenes da Cunha Lima, explicou que procurou o prefeito pedindo o apoio nas comemorações dos 80 anos da ANL e o prefeito teve a iniciativa de marcar essa reunião através do acadêmico Murilo Melo Filho. 
"Muito louvável essa iniciativa de promover uma mesa de debates juntando acadêmicos da ABL e da ANL e que acredito  irá entrar na história da Academia Norte-riograndense de Letras", prevê Cunha Lima.
Já estão confirmadas neste ano as presenças dos escritores Nélida Piñon e Murilo Melo Filho, para participarem de outras mesas. Para participarem da mesa com a Academia Norte-riograndense, foram convidados, além do presidente Geraldo Holanda Cavalcanti, os escritores Alfredo Bosi, Marco Luchesi e Zuenir Ventura. "Essa mesa no Festival Literário pode ser muito interessante, conforme o tema que seja definido para norteá-la", afirma Vicente Serejo.
Carlos Eduardo, Dácio Galvão, Diogenes da Cunha Lima, Vicente Serejo e o secretário de Comunicação Social de Natal, Heverton de Freitas, participaram do tradicional Chá das 5 da Academia Brasileira de Letras, que hoje reuniu acadêmicos com Ferreira Goullart, Fernando Henrique Cardoso, Merval Pereira, Evanildo Bechara, Sérgio Paulo Rouanet e Zuenir Ventura. 
Os convidados ficaram de dar a resposta de acordo com suas agendas e o potiguar Murilo Melo Filho, que é membro das duas acadêmicas, fará a interlocução para confirmar as presenças no Flin, que acontece entre 6 e 8 de novembro na Ribeira. "Tem sido uma praxe esse relacionamento com os acadêmicos no âmbito local e da ABL, com o diferencial de que esta articulação prevê a celebração este ano dos 80 anos da Academia Norte-riograndense de Letras", afirma Dácio Galvão.
Zuenir Ventura, Dácio, Serejo, FHC, Carlos Eduardo, Murilo e Diógenes

Dácio, Murilo, Geraldo Holanda, Carlos, Diógenes e Serejo

Serejo, Caros Eduardo, Alfredo Bosi, Dácio e Murilo Melo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.