sábado, 26 de setembro de 2015

Henrique defende Turismo e Esporte com status ministerial

Em reunião com a presidente Dilma na noite de quarta-feira, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu que tanto o Turismo quanto o Esporte, pela contribuição que podem oferecer à economia do país, preservem o status ministerial.
O próprio Henrique deu essa informação em discurso que pronunciou ontem à noite na inauguração do centro esportivo de Santa Cruz, acrescentando que a presidente acatou sua ponderação.

PROGRAMAÇÃO


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, visitou nesta sexta-feira (25), em Santa Cruz, as obras do teleférico de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. A construção foi iniciada pela estação de embarque ao lado da matriz. A primeira etapa da obra, que corresponde a estrutura física do teleférico com duas estações e sete torres de sustentação, cada uma com 18 metros de altura, está orçada em R$ 5 milhões. Os recursos são do Ministério do Turismo.
Na visita, o ministro estava acompanhado da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e do deputado estadual, Tomba Farias (PSB). Eles agradeceram a visita do ministro e aproveitaram para pedir o empenho dos recursos necessários para a segunda etapa do teleférico. São 8 cabines com capacidade para transportar 6 passageiros cada uma. O percurso de 1,2 quilômetros vai durar 8 minutos entre a estação da matriz e o Alto de Santa Rita, onde foi construída uma estátua da padroeira, local de peregrinação religiosa.
Em cinco anos, desde a construção da estátua, o turismo religioso modificou a rotina da cidade e a economia local. Mais de dois milhões de peregrino já visitaram o monumento. O movimento é diário e se amplia nos fins de semana, quando a cidade recebe entre 40 e 50 ônibus de romeiros, fora os visitantes que chegam em carros particulares. Para o ministro Henrique Alves, a conclusão do teleférico, prevista para o próximo ano vai consolidar Santa Cruz como destino turístico religioso.
Antes, Santa Cruz oferecia 112 leitos de hotéis. Hoje já são 570.  Seu Reinaldo Ramos, que tinha uma pousada com 10 apartamentos passou de 30 para 100 leitos. A maioria da clientela dele vem de Pernambuco. “Hospedo representantes comerciais durante a semana e romeiros nos sábados e domingos”, comemora o hoteleiro. A venda de alimentos e bebidas, entre outros serviços, também aumentou na cidade com o surgimento de novos pontos comerciais, inclusive de artigos religiosos.
Fotos: Carlos André



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.