A Arquidiocese de Natal celebra, no próximo dia 5 de março, quinta-feira, 15 anos da memória da beatificação dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros. Uma programação festiva será realizada em dois momentos para comemorar a data. A primeira, no dia 5, com a ordenação sacerdotal dos diáconos Erivan Júnior e Wagner Martins, às 18h, na Catedral Metropolitana de Natal; a segunda será uma celebração eucarística, no dia 15 de março, às 10h, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. As duas celebrações serão presididas pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo Papa São João Paulo II, em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Devoção aos Mártires
Na Arquidiocese de Natal, há celebrações em memória dos Mártires, no mês de julho, em na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama. Em outubro, a festa acontece no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, para onde se deslocam milhares de pessoas, especialmente no dia 3, bem como no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal.
Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. No dia 22 de novembro de 2006, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o decreto, aprovando o feriado. O decreto foi enviado à Assembleia pela então governadora, Wilma de Faria, declarando 3 de outubro feriado estadual, em memória aos Protomártires.
No território da Arquidiocese de Natal, ainda existem três Paróquias dedicadas aos Mártires: Beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro Planalto; Beato Mateus Moreira, no bairro Cidade Verde, e Beato André de Soveral, em Emaús. Há, ainda o Santuário dedicado Bem Aventurados Mártires, no bairro de Nazaré, zona oeste de Natal.
A data da festa litúrgica em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil, é 3 de outubro.
Texto encaminhado pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.