sábado, 26 de outubro de 2013

Artigo de Cid Montenegro

ABC DE RUBENS LEMOS

CID MONTENEGRO.
Conselheiro do ABC FC
flabcid@uol.com.br
 
Lendo um artigo de Alex Medeiros sobre Rubens Manoel Lemos bateu uma saudade danada de Rubão como seus amigos o chamavam. Ele nasceu em 1941 e eu 1965 mas a diferença de idade não nos separava. 
Tinhamos três coisas em comum : O gosto pela política, o sabor pela boêmia e o principal: A paixão pelo ABC. 
O conheci através do meu adorado pai Antônio Montenegro que me levava menino ao Café Nice no Alecrim onde estavam dr. Grácio Barbalho, Galego Pintor e outros amantes da MPB. 
Em muitas vezes na minha residência, no casarão da Hermes, eu o recebia e sempre ouvíamos o que meu pai me ensinou a gostar: Silvio Caldas, Orlando Silva, Chico Alves, Aracy de Almeida, Vicente Celestino e antes que um leitor passe e mail eu respondo. 
"Época é uma parcela do tempo, cada um vive sua época, porém  os ídolos nunca morrem, apenas envelhecem e deixam legados para eternidade". 
Ele adorava contar histórias e eu adorava ouvir. Ele o professor e eu o eterno aprendiz. Começou na rádio Poti em "A Grande Parada" e nunca mais parou. Um profundo conhecedor de futebol, grande comentarista, trabalhou em emissoras do RN, PB E MT. Frase dele: "Jornalista não faz discurso, acompanha a história". Terminava seus programas exclamando: "Até amanhã, se deixarem". 
Um político por ideologia, por vontade de servir, por vocação ou por convocação. Um amigo leal, um intimorato em todos os sentidos, um batalhador, um patriota, literalmente falando ele pôs em prática uma frase do estadista Getúlio Dornelles Vargas: " Ponho em holocasuto a minha própria vida" .  Só que o presidente Vargas se despediu e Rubens Lemos lutou. 
Eu disse uma vez a ele no ar na rádio Cabugí: "Se hoje respiramos o oxigênio puro da democracia, é porque muitos como você. Rubão, lutaram". Ele se emocionou e nada falou, ao terminar o programa ele me deu um beijo na cabeça. 
Certa vez  eu estava com Chico Buarque, Alcione Marronzinha, Nilcemar de Oliveira (neta de Cartola)  e outros muitos mangueirenses lá no Rio na casa de Júnior, ex jogador  do Flamengo e seleção brasileira. para um pagode com  integrantes da bateria da escola.  Lá, o já falecido médico sanitarista,  deputado  parlamentarista Sérgio Arouca (PCB). falou em seu partido, sua ideologia e citou Rubão. Falou com muita emoção e disse que ouviu do próprio então presidente Lula que ele, Lula, o adorava, talvez poucos potiguares saibam disso.  A Frasqueira está em êxtase, uma prova que a Força do Povo é como a fé, remove montanhas. E se ele estivesse aqui estaria feliz. Entretanto lá do alto. ao lado de Souza Silva, de Adeodato Reis, de Marco Antonio Garotinho, Rubão está vibrando, afinal o ABC é do povo mas é também o ABC de Rubens Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.