segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Texto encaminhado por Éliton S. Costa: Dia do Servidor Público

28 de outubro: 

Dia do Servidor Público


Comemora-se no dia 28 de outubro. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937, o atendimento dos serviços se popularizou em 1938 com status de direito à população do Brasil sob a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público.
O novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais foi publicado em 11 de dezembro de 1990. A Lei nº 8112 altera várias disposições da antiga lei, no entanto os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, e referendados nos estatutos das entidades em que trabalham.
Para o cargo de servidor público é preciso ser aprovado em concurso, para garantir a vaga enquanto profissional. O servidor tem garantido estabilidade, ou seja, não pode ser dispensado de suas funções, a não ser em casos extremos, em que se tenha comprovada a falta de idoneidade, onde o mesmo será afastado ou perderá o cargo.
O dia do funcionário público é um dia especial, pois são muitos os brasileiros que se dedicam e trabalham para que todos os departamentos públicos funcionem de uma forma rápida e prática. Sabe-se que nem sempre é possível, pois ainda falta muito a ser investido no setor público que merece respeito.
Hoje ao comemorar o dia do servidor público, se faz necessário uma reflexão de como essa categoria muitas vezes trabalha sem nenhum recurso e que por vezes só recebem salário mínimo ou em atraso, sem segurança, apoio logístico e num ambiente sem estrutura física. Muitos esperam políticas de incentivo e neste intuito, muito se tem por construir, lutar e apoiar antes de comemorar somente.

Mesmo assim, parabéns aos trabalhadores do atendimento nos serviços públicos que fazem o seu trabalho com competência, honestidade, da melhor forma possível para atender a todos, concretizam mais um direito da população que dele  depende no desempenho da função sabendo que cada um é responsável pelo resultado de uma equipe.
Texto encaminhado Por Éliton S. Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.