sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UFRN participa de campanha mundial de combate ao AVC

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa, no período de 23 a 29 de outubro, da  Semana do Combate ao Acidente Vascular  Cerebral (AVC), como parte da Campanha Mundial do AVC, que acontece este ano com o slogan "AVC… eu me importo", lançado oficialmente no Dia Mundial do AVC, comemorado no dia 29.

A campanha será desenvolvida  em alguns municípios do Rio Grande do Norte e contará com a participação de outros Departamentos da UFRN como Fisiologia, Fisioterapia, Design, Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) e Engenharia de Computação e Automação,  em  parceria com a Faculdade Maurício de Nassau por meio do  Núcleo de Pesquisa em Neurociências (NUPEN).
 
Além de focar os fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento do AVC, a campanha enfatiza a importância do cuidado pós-AVC, que inclui a família, os cuidadores e as associações de suporte aos pacientes e também envolverá profissionais da saúde, pacientes e gestores de saúde em todo o Brasil.
 
A Campanha continua com o tema “1 em 6”, que foi escolhido porque, estatisticamente, uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC durante a sua vida. “No entanto, isso é mais do que uma estatística de saúde pública. 

Atrás dos números, estão vidas reais. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia”, explica André Pantoja, um dos coordenadores da campanha no estado.  
 
A programação local conta com depoimento de paciente pós-AVC, como a jornalista da UFRN Vânia Marinho, encontro com entidades públicas, orientações ao público sobre sinais e sintomas do AVC, fatores de risco e forma de prevenção, atividades como aferição de pressão e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de várias palestras, entre elas “AVC: como o cérebro se comporta”, a ser proferida pela  biomédica Andrea Lima de Sá, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Neurociência da UFRN e professora da Faculdade Mauricio de Nassau Natal.

Texto distribuído pela AGECOM.

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