sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Senador petista volta a criticar a política de juros altos do ministro Levy

O senador Lindberg Farias (PT-RJ) fez um veemente discurso contra a política de juros altos que, na sua opinião, é a principal responsável pela fase recessiva que o país atravessa.
Foi na sessão de ontem do Senado. 
Ele disse:
1) No Senado, eu votei contra o ajuste (proposto pelo ministro Levy) com o argumento de que, em vários países onde foram adotados planos de austeridade semelhantes, o resultado foi: piorar a situação fiscal e agravar os problemas sociais. 
2) Esses ajustes colocam a economia em recessão, diminuem a arrecadação e fazem a dívida pública aumentar.
3) É o que está acontecendo com o Brasil. Nós estamos em recessão; a arrecadação caiu 3% e o nosso deficit nominal que tinha sido de 6.7% do PIB em 2014, alcançou 8.8% no acumulado dos últimos 12 meses até julho.
4) Esse deficit é fruto da desaceleração da economia, mas principalmente, de uma política monetária esquizofrênica, que coloca o Brasil como campeão mundial de taxa de juros.
5) Essa política tem um enorme impacto fiscal: Cada 1% de aumento da taxa Selic provoca um custo fiscal de de 15 a 20 bilhões de reais a mais.
6) Só com o aumento da taxa de juros e com o custo das operações de swaps cambiais, o governo federal desembolsou 288 bilhões de reais de janeiro a julho deste ano. Pra efeito de comparação, de janeiro a julho do ano passado, o Brasil tinha pago 148 bilhões; ou seja: houve um aumento de 95% do pagamento da taxa de juros.
Nota do blog - O discurso é longo. Pra quem é leigo, como eu: uma palavra lúcida, insuspeita e que merece ser ouvida. Por que não é?
Por sua importância. Vou continuar a transcrever trechos do discurso. E postarei em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.