terça-feira, 1 de setembro de 2015

Papa concede aos padres a faculdade temporária de perdoar o aborto

Em carta que encaminhou ao presidente do Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização e publicada nesta terça-feira pela Assessoria de Imprensa do Vaticano, diz o Papa Francisco:
- Este ano jubilar da misericórdia não exclui ninguém. Por este motivo decidi conceder a todos os sacerdotes, durante este ano jubilar, a faculdade de absolver do pecado do aborto aos que o tiverem praticado e, arrependidos de coração, por ele peçam perdão". 
Reportagem no saite espanhol Abc.es explica que a doutrina da Igreja considera o aborto um pecado grave, sujeito a excomunhão, e que um padre só pode absolver mediante ordem do bispo ou do próprio Pontífice.
Citado na reportagem, o assessor de imprensa do Vaticano, padre Frederico Lombardi, a decisão não constitui uma atenuação da gravidade do pecado, nem será para sempre. Só valerá durante o ano jubilar que começa no dia 8 de dezembro e termina no dia 20 de novembro de 2016.

No portal do Vaticano, a notícia está confirmada. E acrescenta uma palavra especial do Sumo Pontífice sobre as pessoas que estão presas:
- O Jubileu constituiu sempre a oportunidade de uma grande anistia, destinada a envolver muitas pessoas que, mesmo merecedoras de punição, todavia tomaram consciência da injustiça perpetrada e desejam sinceramente inserir-se de novo na sociedade, oferecendo o seu contributo honesto.
E destaca: 
- A todos eles chegue concretamente a misericórdia do Pai que quer estar próximo de quem mais necessita do seu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.