sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cientistas de 5 países encontram-se na UFRN


O Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza nesta sexta-feira, 25, o mini-workshop "Campos Magnéticos e Raios Cósmicos". 
O encontro reúne cientistas do Brasil, China, Coreia do Sul, Polônia e Estados Unidos para tratar das pesquisas atuais sobre alguns dos mais intrigantes fenômenos cósmicos. 
O workshop está marcado para ocorrer na sala de seminários do IIF a partir das 14h. O Instituto está localizado na avenida Odilon Gomes de Lima, 1722, Capim Macio.

O workshop apresenta diferentes perspectivas de cada um especialistas internacionais que vieram a Natal para visitar o professor e organizador do workshop Alexander Lazarian, que atualmente ocupa o posto de professor visitante do IIF. 
De acordo com o organizador, a ideia é  discutir sobre as propriedades de plasmas magnetizados, geração de campos magnéticos, raios cósmicos e feixes de raios gama. "São assuntos de grande importância", enfatizou o professor Lazarian.

Dois pesquisadores brasileiros estão entre os palestrantes. São eles Caio Fábio e Izan leão, ambos do Programa de Pós-graduação em Física (PPGF) do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN. 
Caio Fábio vai falar sobre simulações numéricas e observações, já Izan Leão vai discutir sobre os estudos de turbulência magnética e suas observações.

Os outros palestrantes são os astrofísicos Alexander Lazarian, da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA); Jungyeon Cho, da Universidade de Chugnam (Coreia); Huirong Yan, da Universidade de Pequim (China); Katarzyna Otmianowska-Mazur e Natalia Novak, ambas do Observatório de Kracow (Polônia).

As palestras serão ministradas em inglês e o acesso é gratuito, não havendo necessidade de efetuar inscrição prévia. "Todos os interessados no assunto são bem-vindos", disse o professor Alexander.
Nota encaminhada por Erik Lucas de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.