quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Saúde recomenda cuidados especiais durante o verão


Com as temperaturas elevadas do verão, as pessoas devem tomar cuidados específicos quanto à nutrição, a fim de manter sua saúde. 
O principal deles se refere à necessidade de uma ingestão maior de água própria para o consumo – mineral, filtrada ou fervida –, com o objetivo de normalizar a temperatura corporal, manter a taxa de sudorese e lubrificar as articulações.

Segundo a nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Érika Melo, no verão, a ingestão de água recomendada diariamente passa de 2L para até 3L. 
“Além do calor, que pode ocasionar desidratação, nesta época do ano, quando muitas pessoas costumam entrar de férias, há uma tendência maior ao consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos fontes de proteínas, como churrasco e feijoada, que demandam uma maior quantidade de água no processo digestivo”, explicou.

É recomendável, ainda, intensificar a ingestão de outros líquidos, como sucos, chás, leite e iogurte. Merecem destaque os benefícios da água de coco, que possui grande quantidade de eletrólitos (potássio, sódio e cloreto), que servem para repor os sais minerais eliminados pelo suor. 
Esses eletrólitos são essenciais para evitar a fadiga física e mental, possibilitando ao organismo funcionar de forma adequada. 

Também é importante o consumo de alimentos ricos em líquidos, a exemplo de frutas como melancia, melão e maçã, sopas e picolés à base de frutas. 
Além disso, de acordo com Érika Melo, as pessoas podem aproveitar para comer frutas da época, como caju, manga e jambo, pois apresentam maior concentração de vitaminas e água. 
Outras recomendações são evitar alimentos gordurosos, que requerem mais líquido no processo digestivo, como frituras e chocolate, bem como manter a disciplina e um fracionamento alimentar, realizando-se de cinco a seis refeições por dia. 
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa da Sesap. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.