quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Xeque-Mate reapresenta entrevista de Ivan Cabral

O Programa Xeque-Mate da TV Universitária (TVU), canal 5, vai reprisar na próxima sexta-feira, 25, às 19h30, entrevista com Ivan Cabral, cartunista e atual diretor do setor de Criação e Arte da Superintendência de Comunicação (COMUNICA) da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN). 
O cartunista é ganhador de premiações em diversos salões de humor no Brasil, entre eles Unacon/DF em 1997 (1º lugar), Volta Redonda/RJ em 1998 (1° lugar), Natal/RN em 1999 (2° lugar), e diversas menções honrosas.Ivan Cabral é natural do município de Areia Branca-RN, mestre em educação pela UFRN e membro do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos (GRUPEHQ) de Natal-RN, entidade responsável pela publicação da revista de quadrinhos Maturi. Publica charges na imprensa do Rio Grande do Norte desde 1983, e já foi chargista do extinto Jornal Diário de Natal (Diários Associados) durante 21 anos. É o criador do personagem Mosca Zezé. 
Além disso, já publicou dois livros: "Já era Collor" (1991), em parceria com Cláudio Oliveira, Edmar Viana e Emanoel Amaral, e "Humor Diário" (2005). Suas charges têm sido utilizadas em livros didáticos de editoras como FTD, Saraiva, Fundação Padre Anchieta, SEDIS/UFRN e entre outras editoras. 
Atualmente, o cartunista Ivan Cabral publica suas charges e ilustrações no Novo Jornal. 
“O humor da charge vai além do besteirol, do riso pelo riso. Pelo contrário, a charge visa ao riso reflexivo, crítico, inteligente. A charge tem o peso de um editorial. É um texto jornalístico e precisa ser igualmente ético, apesar da ‘licença poética’ proporcionada pelo humor”, afirma o cartunista.
Texto distribuído pela AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.