quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Em Macaíba, morador mais antigo de Capoeiras faz um século


Ancião de 100 anos é o mais idoso de Capoeiras

RÔMULO ESTÂNRLEY

O agricultor aposentado Manoel Pedro de Moura é o morador mais idoso de Capoeiras, antigo quilombo localizado na zona rural de Macaíba, segundo informou sua filha “Mãezinha”. Ele completou 100 anos de vida, no último dia 20, ocasião em que foi celebrada uma missa na capela da comunidade, seguida de comemoração entre familiares e amigos do aniversariante.
“Seu” Manoel Pedro é filho de Pedro Targino de Moura e Izabel Firmino, que provavelmente alcançaram os anos finais da escravidão no Rio Grande do Norte, no final do século XIX. Ele nasceu no dia 20 de janeiro de 1913, em Capoeiras. São seus irmãos: Miguel Pedro, de 94 anos; Bina, Chiquinha (* in memoriam), Nazaré (*), Celestina (*) e Maria Celestino (*).
O ancião é viúvo por duas vezes: foi casado com Raimunda Manoel dos Santos (falecida em 1977) e Maria Ecílio Barbosa (que morreu em 2008). Do primeiro matrimônio teve sete filhos: Pedro, Raimunda (*), Luiz, José, Maria, Tota, Ilda e Mãezinha. Do segundo, teve dois filhos natimortos: “um de tempo e outro de aborto”.
Mesmo com um século de vida, “seu” Manoel Pedro é lúcido e desfruta de uma memória invejável para muitos jovens de hoje. Além dos filhos, conta com 33 netos, 23 bisnetos e 1 tataraneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.