quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Henrique luta para o turismo brasileiro chegar ao patamar de Cancun

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, externou um sonho durante a solenidade de lançamento do Ano Olímpico para o Turismo, ocorrida nesta quarta-feira, dia 7, em Brasilia: O de dar ao turismo brasileiro a mesma produtividade alcançada pelo México, em Cancun.
Para se ter uma ideia, o turismo de Cancun contribui com mais de 10 bilhões de dólares para os 17 bilhões de dólares do PIB mexicano.
Detalhe: Cancun tem 22 quilômetros de praia.
Já pensou "quantas Cacuns" poderão ser implantadas no Brasil?
É pensando nisso que o Ministro está mobilizando sua equipe para a elaboração de um projeto a ser submetido à presidente Dilma criando áreas especiais de interesse turístico em todas as regiões do país.
Sem ainda ter a mesma produtividade e correspondendo a menos de 4% do PIB nacional, quando, no âmbito internacional, já representa 10% do PIB mundial, o turismo já interage no Brasil com 52 atividades produtoras de emprego e renda.
Alguns exemplos:
Indústria automobilística - Da atual frota nacional, 225 mil automóveis foram adquiridas pela cadeia do turismo.
Indústria de móveis - Forneceu 350 mil mobiliários ao turismo.
Roupas de cama e banho - O turismo adquiriu 5,55 milhões de unidades.
Indústria eletrônica - Foram adquiridos 243 mil aparelhos.
O turismo brasileiro é o terceiro maior mercado de aviação doméstica do mundo, alcançando 206 milhões de viagens domésticas em 2014.
6,4 milhões de visitantes estrangeiros em 2014 - um número que, aparentemente é importante, mas está muito aquém do que podemos fazer.
Rede bancária - 38 bilhões de crédito para o setor.
Você pode ouvir a integra do pronunciamento do ministro no vídeo que foi postado aqui no blog anteriormente. Para acessar CLIQUE AQUI. O discurso de Henrique começa no minuto 8,37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.