sábado, 17 de outubro de 2015

São Gonçalo terá mutirão de mamografia fechando "outubro rosa"

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manha desta sexta-feira (16), no auditório da Secretaria de Defesa Social, uma oficina de qualificação para os profissionais de saúde do município. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, compareceu ao evento assim como a primeira dama e deputada federal, Zenaide Maia, os secretários Jalmir Simões (Saúde) e Ledson França (Comunicação).
A capacitação oferecida aos médicos, enfermeiros, gerentes e diretores das unidades de saúde e membros da equipe do município foi realizada através da palestra da Dra. Maria do Carmo e a Dra. Antonieta sobre realização do Pré-Natal na Atenção Básica e Vigilância de Óbitos Materna, respectivamente.
Durante o evento, o secretário de Saúde, Jalmir Simões, anunciou que a Prefeitura Municipal realizará um mutirão com 300 mamografias no período de 19 a 30 de Outubro, alusivo a campanha do Outubro Rosa.  
As Unidades Básicas de Saúde vão encaminhar, após a consulta da paciente com o médico da UBS, a autorização para que o procedimento seja feito no Hospital Maternidade Belarmina Monte, sendo realizados 30 exames por dia.
“Desde o inicio do mês as UBS vem realizando estratégia de conscientização da prevenção ao câncer de mama. É importante que as mulheres fiquem atentas não só no mês de outubro, mas sempre. Esse processo de capacitação é para nos provocar e ajudar a melhorar os nossos índices a cada dia. A saúde não para de crescer e temos o dever de cuidar diariamente. Quanto mais se organiza mais demanda aparece”, disse o secretário de Saúde, Jalmir Simões.
O gestor municipal, Jaime Calado, entregou novos equipamentos (liquidificadores, micro-ondas, ambus, tensiômetros e balanças infantis) para as Unidades Básicas de Saúde. “Trazer o tema da mortalidade materna e infantil para vocês é muito importante por que é um tema muito delicado e tem que ser discutido para ter efeitos na redução dos casos de óbitos. Tenho muita alegria e me orgulho em ter uma equipe dedicada e comprometida a fazer o melhor para a população, por isso vamos fazer um mutirão de mamografias para prevenir outra doença grave que é o câncer de mama”, enfatizou.
Texto (Marília Costa) e fotos (Raphael Santos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.