sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Situação na Venezuela tende a piorar - adverte ex-presidente do Chile

Entrevistado em Madri sobre a realidade política na Venezuela, assim se expressou o ex-presidente do Chile, Eduardo Frei:

- Sou muito pessimista sobre a situação da Venezuela. Está em uma ditadura de fato muito grande, na qual não se respeitam os direitos humanos nem a divisão de poderes; a imprensa é maltratada continuamente. Não tenho nenhuma confiança nas eleições (parlamentares) que veêm (6 de dezembro). Todas as informações sobre as últimas eleições presidenciais indicam que a oposição ganhou, mas, ao final, se deu por ganhador, o governo por um ponto. Agora, não aceitam observadores internacionais, mudaram os distritos para favorecer ao governo e não permitem que sejam candidatos destacados nomes da oposição. Além disso, ainda tem a atuação das milícias armadas. Em que pode terminar isto? Da maneira como atua o governo Maduro, não vejo como possa haver eleições livres e isso pode provocar uma situação muito mais grave no futuro.

Quando perguntaram se a comunidade internacional aceitaria um novo engodo eleitoral, Frei respondeu, segundo relata o portal espanhol abc.es:

- Espero que não. A situação é tão complexa que vai chegar a um momento em que será insustentável. Estamos voltando àquela época das ditaduras latinoamericanas dos anos 60 e 70: os que estão no poder se sentem donos da verdade e da vida das pessoas. De que modo vai terminar a revolução bolivariana. O país está economicamente quebrado, importa 97% dos bens que consome, tem uma inflação descontrolada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.